quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As eleições de 1930


                                     As eleições de 1930


 Foi um golpe de Estado, que ocorreu em 1930, porque era a vez de Minas Gerais escolherem o presidente da política do café com leite. Mas o presidente Washington Luís, que tinha sido escolhido por São Paulo, ele decidiu colocar outro para sucedê-lo, “Júlio Prestes”.
 Mais Minas Gerais reagiram e conseguiram aliados no Rio Grande do sul e na Paraíba que formou a Aliança Liberal. Mais para conseguir as eleições de 1930, a Aliança Liberal lançou um gaúcho Getúlio Vargas para presidente, e um paraibano João pessoa pra vice-presidente.
 Vargas conseguiu popularidades, defendendo o voto secreto e incentivou à industria nacional e a aprovação de leis trabalhista.
 Os Paulistas inconformados com a derrota nas urnas, a oposição começou a conspirar contra o governo. Foi quando ouvi um fato novo, o fato que João Pessoa vice-prefeito da chapa de Vargas foi assassinato, por um rival Paraibano.
 No dia 3 de Outubro de 1930, Vargas e seus companheiros saíram de Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro disposto a derruba o governo. Mas, antes de chega a capital, uma junta milita tomou o poder e entregou-o a Vargas.
 Revolução de 1930: foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que estava no meio do golpe de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário